Loading 0
UHT Log
Compartilhe

My Blog

Rolar Abaixo

Por uma saúde e logística mais sustentável

Por uma saúde e logística mais sustentável

Aproximadamente 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No entanto, sacolas plásticas podem ser recicladas, mas e o plástico filme? Também, porém, apesar de possuir propriedades que possibilitam sua reciclagem, o plástico filme não pode ser descartado junto a demais tipos de plásticos, já que o seupolímero se difere dos existentes em outros materiais.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os números nacionais e globais a respeito da produção, consumo e descarte incorreto do plástico filme só crescem. Até 2025, a produção mundial de plástico aumentará 50%. Mudança de comportamento das pessoas e da indústria pode ser a solução para essa crise anunciada.

Logo, a UHT Log investe, constantemente, em inovação para oferecer ao mercado processos cada vez mais sustentáveis e com redução considerável de impactos ao meio ambiente. Com uma parceria operacional, a UHT e a empresa francesa CGP Coating Innovation iniciaram testes para analisar a diminuição do uso de filme plástico que envolve os produtos nos processos logísticos de armazenagem e distribuição. Os resultados expressivos transformaram o projeto em uma solução definitiva que será expandida para todas as operações da empresa pelo Brasil e, consequentemente, impactará a sociedade como um todo.

A empresa parceira é responsável pela fabricação do produto denominado STABUSTRAP®, que consiste em uma faixa elástica espessa para amarração das cargas paletizadas, o que reduz a aplicação do stretch film (plástico filme) que envolve os produtos. Para isso, foram criados padrões de aplicação, treinamento dos colaboradores para a correta utilização e reciclagem do material, que tem uma vida útil de utilização de até três vezes.

Alternativa sustentável

O conceito de ecossistema na UHT Log está estruturado em integrar as atividades em um universo que envolva cuidar das pessoas e do meio ambiente. Com esse foco, a decisão pela alternativa sustentável para o plástico filme visa neutralizar as emissões de carbono nas atividades de armazenagem e co-packing através da combinação do STABULON, uma
folha antiderrapante, com o STABUSTRAP.

A ideia nasce com foco em capacitar os profissionais envolvidos e desenvolver soluções mais sustentáveis para a cadeia logística. Tudo isso está de acordo com as soluções abrangentes que queremos continuar aprimorando visando modelos operacionais inovadores, eficazes e com comprometimento ambiental.

A UHT Log reduziu, no ano de 2021, em menos de um ano de utilização do elástico sustentável na matriz, em Barueri /SP, 4 toneladas de uso de filme plástico. Como não poderia deixar de ser, o projeto será ampliado, em 2022, para as demais operações, de acordo com a nossa diretora, Mayuli Fonseca.

“Com essa mudança, esperamos reduzir em 15% os impactos ambientais da companhia, e seguir fazendo parte do grupo de empresas nacionais e internacionais comprometidas com o desenvolvimento sustentável”.

O propósito da empresa não tem só a ver com valores e missão, mas
também com o intuito de deixar um legado para o mundo e fazer
diferença na vida das pessoas.

01.