Loading 0
UHT Log
Compartilhe

My Blog

Rolar Abaixo

Logística hospitalar: desafios do setor da saúde e como superá-los

Quando falamos sobre logística hospitalar, qual é a imagem que vem à sua cabeça?

Se você logo pensou em um caminhão transportando medicamentos e insumos, consideramos fundamental que leia este artigo até o final.

Primeiramente é preciso reafirmar que a logística hospitalar é um ecossistema fundamental para superar desafios do setor da saúde.

As atividades começam antes mesmo do produto existir de fato, no planejamento do projeto logístico, e no planejamento de compras. Já no almoxarifado ele começa sua rota, que só termina o seu ciclo na beira do leito do paciente.

Durante esse caminho, muitos pontos merecem atenção, afinal cada parte do fluxo deve ser conduzido de maneira estratégica para evitar erros que geram prejuízos financeiros, estruturais, culturais e de imagem às instituições de saúde e, consequentemente, aos pacientes.

Mas afinal, quais são os principais desafios da saúde?

De acordo com uma revisão bibliográfica publicada na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, é necessário reformular processos nos hospitais em suas diferentes frentes. As principais orientações trazidas no estudo são:

  • buscar o aperfeiçoamento da equipe de assistência médica
  • verificar as etapas de compra de insumos e de medicamentos.

Atualmente, um estudo ainda maior mostrou outro fator desafiador para a área, a incidência de erros medicamentosos na América Latina. Na pesquisa foram considerados falhas de horário em todas as doses administradas de 30 a 60 minutos antes ou depois do horário prescrito e a frequência desses erros variou de 8,3% a 77,3%. A frequência das incorreções de dose variou de 1,7% a 26,4% e a de erros por omissão de 5,3% a 10,5%.

Os números são alarmantes, mas não são uma novidade para quem atua dentro das instituições de saúde. São várias áreas para serem analisadas e reformuladas com um planejamento estratégico em busca de solucionar cada gap apresentado. Logo, é fundamental um olhar amplo e especializado para os desafios da logística hospitalar.

Logística hospitalar: é possível ter rastreabilidade da compra a beira do leito, garantindo segurança assistencial e a redução de custos?

Com foco em resolver essas e outras questões, a UHT Log criou o seu próprio ecossistema de logística hospitalar.

Em outras palavras, gerencia tudo que se move dentro do hospital e tudo que, de alguma forma, é arquivado ou armazenado dentro da instituição.

Isso porque acreditamos que o fluxo de rastreabilidade tem de estar em tudo o que acontece no hospital.

Veja, abaixo, algumas das áreas com controle logístico integrado:

– Central de transfusão de sangue

– Central de manipulação

– Central de Material Esterilizado (CME)

– Equipamentos médicos e Órteses Próteses Materiais Especiais (OPME)

– Transporte de pacientes intra-hospitalar

– Higienização de leitos, salas, ambientes

A rastreabilidade é integrada em um sistema desenvolvido exclusivamente para a área da saúde. Dessa forma é possível gerar relatórios em tempo real, com provisionamento correto de compras, indicativos de estoque baixo, materiais de maior consumo e muito mais.

Com a eficiência destes processos é possível também realizar a logística reversa, executando estorno físico e contábil desses materiais e permitindo que fiquem disponíveis para o próximo uso, evitando desvios, perdas e compras desnecessárias.

Além disso, a logística hospitalar organiza para a enfermagem, de uma forma fácil e ágil, documentos e prontuários para o momento da administração ao paciente. Tudo isso permitirá maior segurança assistencial no processo, além da garantia do registro correto de todo o ciclo de atendimento do paciente.

Em síntese, são diversos benefícios para o hospital, com uma prestação de serviço completa, especializada e de excelência. Logística hospitalar especializada é solução!

Você gostaria de saber como adquirir nossos serviços para sua instituição de saúde? Entre em contato conosco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

01.